O Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE) anunciou, nesta quarta-feira (5), a adesão dos municípios de Ibiúna e Itu, ampliando para 14 o número de cidades que integram a entidade. O anúncio foi feito durante a Assembleia de Prefeitos, encontro estratégico que reúne os chefes do Executivo municipal para decisões conjuntas sobre políticas públicas e desenvolvimento regional.
Durante a reunião, o presidente do CIOESTE, Guto Issa, destacou que 2025 será um ano de crescimento e fortalecimento do Consórcio. Entre os principais anúncios, estão novos eventos, parcerias estratégicas e uma agenda internacional para atrair investimentos.
_Principais anúncios do CIOESTE para 2025_
• Expansão do Consórcio: Ibiúna e Itu agora fazem parte do CIOESTE, fortalecendo a cooperação regional.
• Feira de Negócios das 14 Cidades do CIOESTE (junho): Evento voltado para conectar oportunidades e atrair investimentos nacionais e internacionais.
• Plataforma digital InvestOeste: A ser disponibilizada dentro do site do CIOESTE, permitirá que investidores acessem informações estratégicas sobre zoneamento, áreas disponíveis e incentivos fiscais nos municípios consorciados.
*Parcerias estratégicas e representantes na Assembleia de Prefeitos*
A presença de representantes da Caixa Econômica Federal, CCR | Rodovias e da nova Sabesp na reunião resultou de um planejamento estratégico conduzido pelos prefeitos do Consórcio sob a liderança de Guto Issa, buscando aproximar a entidade de parcerias fundamentais para o avanço da infraestrutura e qualidade de vida na região.
• Caixa Econômica Federal: Apresentou novas oportunidades de financiamento para projetos municipais, incluindo:
• Parcerias Público-Privadas (PPPs)
• Novos investimentos do PAC
• Financiamentos via FGTS e FINEP
• Repasses federais para projetos de infraestrutura e habitação
“Queremos ser parceiros na implantação de políticas públicas e no desenvolvimento da região. O CIOESTE representa uma força estratégica, e nossa presença em Osasco nos permite atuar ainda mais próximos dos municípios”, destacou Paulo César Palácios Seabra, superintendente da Rede da Caixa.
• CCR ViaOeste: Apresentou atualizações sobre as obras na Rodovia Castello Branco.
• Sabesp: Detalhou as ações para a despoluição do Rio Tietê, entre outros pontos;
*Unidos por uma região mais forte*
A troca constante de informações entre os municípios tem sido um diferencial do CIOESTE permitindo ações rápidas e coordenadas diante de desafios como as recentes chuvas que atingiram o estado. Segundo Guto Issa, a colaboração entre os prefeitos tem sido essencial para fortalecer políticas públicas e ampliar os resultados para a população.
“Os prefeitos estão unidos em um propósito comum: tornar nossa região mais eficiente, inovadora e atrativa para investimentos. Seguimos avançando com planejamento e cooperação para fazer de 2025 um ano de grandes conquistas”, finalizou Guto Issa.
Também participaram da reunião, o secretário Executivo do CIOESTE, Jorge Lapas, o diretor Financeiro Luis Mansur e o diretor Jurídico Brian Vieira, entre outros.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Reviravolta no Caso: Pai Acusado de Tentar Matar Filhas em Osasco é Liberado Após Depoim...
Beto Piteri Reassume Prefeitura de Barueri Após Liminar do TSE Suspender Cassação
Parlamentares de Osasco reforçam papel dos trabalhadores no desenvolvimento da sociedade
Prefeitura inicia obras de reforma e ampliação do PS Pestana
Erico Sifronio - 1º de Maio: Dia de Luta e Celebração da Classe Trabalhadora no Campo de Bagatelle